Transtorno do espectro autista
As causas do transtorno do espectro autista ainda não são completamente conhecidas. Sabe-se que ocorre uma alteração no desenvolvimento cerebral, com uma reorganização na rede
As causas do transtorno do espectro autista ainda não são completamente conhecidas. Sabe-se que ocorre uma alteração no desenvolvimento cerebral, com uma reorganização na rede
O TDAH tem uma prevalência estimada de 7,2% em crianças. Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento, no qual ocorre um atraso na maturação do córtex cerebral, tendo essas crianças uma espessura cortical atrasada em 2-4 anos em relação a crianças sem a doença.
A síndrome de Gilles de La Tourette recebe esse nome em homenagem ao neurologista francês George Gilles de La Tourette, que em 1985 descreveu casos
1
Avaliação da criança ou do adolescente, por meio lúdico ou através de conversa, dependendo da idade e da queixa inicial. Além disso também é feita uma conversa com os pais ou responsáveis.
2
Contato com a escola e outros profissionais envolvidos no tratamento da criança, quando necessário.
3
Uso de instrumentos específicos para avaliação, ou solicitação de avaliação por outros profissionais que possam compor com o diagnóstico da criança, quando necessário.
4
Solicitação de exames laboratoriais.
5
Estabelecimento de um plano terapêutico.
6
Conversas periódicas com os pais, criança, escola e outros profissionais que acompanhem o tratamento para orientação e reavaliação acerca da evolução do quadro inicial.
1
Serve para que o paciente possa trazer as suas queixas iniciais, é o momento no qual médico e paciente estão se conhecendo e desenvolvendo um vínculo e aliança terapêutica.
2
Se necessário, podem ser solicitados exames laboratoriais, realizada a aplicação de instrumentos específicos para avaliação, ou solicitadas avaliações por outros profissionais que possam compor e ajudar na elaboração de um diagnóstico.
3
Estabelecimento de um plano terapêutico específico para cada paciente.
4
Reavaliações periódicas acerca da evolução do quadro e efetividade do tratamento.
Av. Iraí, 79, CJ 145, Bloco A, Moema – São Paulo/SP
Contato: 11 97055-8008
Dra. Fernanda Marques Saraiva é psiquiatra da infância e adolescência, com residência médica pela USP-SP
RESPONSÁVEL TÉCNICO
RT: Dra. Fernanda Marques Saraiva
CRM: 174058
RQE: 77486
Desenvolvido por: Hallan Design
Este website utiliza cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência de navegação. Ao prosseguir, você concorda com esse monitoramento. Para mais informações, acesse nosso AVISO DE PRIVACIDADE.